18 – O Plano de Deus para Suas Finanças

Introdução

Deus também se preocupa com a subsistência do ser humano. É por isso que Ele se apresenta como O provedor e propõe um plano para livrar o homem do egoísmo. O objetivo de Deus é promover crescimento, fidelidade e felicidade.

“Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).

Questionário

1. A quem pertence todas as coisas?

“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1).

Marque a alternativa correta:
Deus, o Criador, é o dono de todas as coisas.
Cada pessoa é dona daquilo que conquista.
Deus só deseja revelar o Seu plano para um grupo mínimo de pessoas.

2. Que princípio Jesus ensina em Sua entrevista com o jovem rico?

“Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.” (Mateus 19:17-22).

Marque a alternativa correta:
Deus queria ser o primeiro na vida do jovem rico e deseja ser o primeiro em nossa vida.
Deus não se preocupa em querer ser o primeiro em nossa vida.
O dinheiro vem em primeiro lugar e depois as outras coisas, porque tudo depende do dinheiro.

3. Que princípio o apóstolo Paulo apresenta sobre o dinheiro?

“Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:7-10).

Marque a alternativa correta:
O dinheiro traz todas as coisas boas da vida.
O dinheiro é a raiz de todos os males. O amor pelo dinheiro cega o coração e pode trazer muitos sofrimentos.
Com o dinheiro podemos comprar a felicidade.

4. Qual o plano de Deus para não permitir que o homem se torne egoísta?

“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos” (Malaquias 3:8-12).

Marque a alternativa correta:
Deus pressiona o homem para doar a fim de que ele não se torne egoísta.
Deus faz um tipo de barganha com o ser humano para abençoá-lo financeiramente.
Os dízimos oferecem ao homem uma oportunidade para ser sócio de Deus e as ofertas mantêm o cristão reconhecedor de que tudo vem dEle.

Decisão

Aceito o plano de Deus para a área material da minha vida. Sou grato a Ele por todas as bênçãos que Ele me proporciona. Quero ser fiel nos dízimos e ofertas.


Produzido por : Rede Novo Tempo de Comunicação | esperanca.com.br

Instrutores