13 - A verdade sobre o Santuário
Para Meditar | Êxodo 25:8-9
Introdução
Deus queria que Seu povo entendesse melhor Seu plano de salvação. Então, pediu para que Moisés construísse um santuário. Desta forma, por meio dos símbolos do santuário, o Senhor manteria viva na mente humana a promessa do Messias, Aquele que pelo derramamento do Seu sangue livraria o homem da morte.
Questionário
Como foi construído o santuário terrestre?
“Ora, também o primeiro tinha ordenanças de culto divino e um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o Santuário. Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, que tinha o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto; e sobre a arca, os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente. Ora, estando essas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo” (Hebreus 9:1-7).
- No pátio estavam o altar do holocausto e a pia em que os sacerdotes lavavam as mãos. O santuário era móvel, cercado.
- O santuário era dividido em dois compartimentos: o primeiro era o lugar santo, e o segundo, o lugar santíssimo.
- No lugar santo, o sacerdote realizava o trabalho diário (Hebreus 9:6), e continha uma mesa com pães, o candelabro e o altar de incenso (Êxodo 40:22,24,26).
- No lugar santíssimo, o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação, que caía no dia dez do sétimo mês (Hebreus 9:7).
- Ali se encontravam a arca da aliança, coberta de ouro, as tábuas dos dez mandamentos, uma urna de ouro contendo o maná, e o bordão de Arão (Êxodo 40:20, 21; Hebreus 9:3, 4).
- Um véu separava esses dois compartimentos (Êxodo 26:33).
Alguns significados:
- O santuário terrestre = o evangelho antes da cruz.
- Altar de sacrifício = sacrifício de Jesus no futuro.
- Pia com água = batismo (João 3:5; Romanos 6:3-6; I São João 5:8), Palavra de Deus (João 13:10; 15:3; Efésios 5:26) e o Espírito Santo (João 7:37-39).
- Candelabro = Jesus a Luz do Mundo (João 8:12), 7 igrejas do Apocalipse.
- A mesa com 12 pães = as 12 tribos de Israel, corpo espiritual de Cristo, Sua igreja (I Coríntios 10:17) e o pão sem fermento é Jesus o Pão da Vida (João 6:48).
- Arca da Aliança = abrigava as tabuas da Lei (amor e justiça), a vara de Arão que floresceu (sacerdócio) e uma porção do maná (a providência).
- Propciatório = a tampa da arca que recebia os anjos querubins.
- Shekiná = luz sobre o propiciatório era a presença de Deus.
Questionário
Jesus, o Cordeiro de Deus, havia acabado de cumprir a promessa. A partir daquele momento não seria mais necessário aqueles símbolos, porque, agora, o Messias estava disponível para todos que O aceitassem para remissão de seus pecados. O sacrifício de Jesus foi único e completo.
Decisão
Creio na morte substitutiva de Cristo. Sendo assim, aceito ao Senhor Jesus como meu único salvador. Desejo conhecê-lo cada vez mais e tornar-me Seu grande amigo.