Rede Novo Tempo de Comunicação

União Europeia e FMI autorizam empréstimo para a Grécia


Por marciobasso 21/02/2012 - 10h43

O clima na Europa não é de festa, é de alívio. A Grécia está livre do calote e de um abismo. A União Europeia e o FMI autorizaram o desembolso de 130 bilhões de euros para salvar o país. Mas isso vai ter um preço. A fiscalização vai ser intensa. Equivale quase a uma perda da soberania econômica. O encontro começou no início da tarde, em Bruxelas, na Bélgica e atravessou a noite. Foram 13 horas de discussão.
A parte mais difícil girou em torno de um ponto especialmente complicado: o envio a Atenas de uma delegação permanente do que está sendo chamado de Troika: União Europeia, FMI e Banco Central Europeu. A missão do grupo é administrar esse dinheiro, que vai ficar numa conta bloqueada. Só vai ser liberado à medida que o governo cumprir cada etapa do pacote de austeridade acertado com os ministros europeus, ou seja, demitir 15 mil funcionários públicos e reduzir salários e aposentadorias.
Outro ponto difícil foi negociar a dívida com os credores privados. Os bancos, que já tinham reduzido a dívida, aceitaram perder ainda mais.
Alguns analistas acham que mesmo com a perda de soberania, a Grécia vai voltar à mesa de negociações no futuro. O socorro pode não ser suficiente. Por enquanto, funcionou.
Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/02/uniao-europeia-e-fmi-autorizam-emprestimo-para-grecia.html