Quem "trabalha", merece! – Comentário político de Elias Teixeira
Por marciobasso 15/09/2010 - 10h27
A lei da “compensação” é cada vez mais defendida e aceitável sob o ponto de vista motivacional. Se alguém trabalha duro, seria justo essa pessoa presentear-se. Quem lutou tanto para conquistar, mereceria usufruir. Quem diz que trabalha muito, quer compensação por merecimento. É como aquela filha que acha merecer a maior fatia do bolo entre os irmãos, só porque ajudou a mamãe.
Mas é essa mesma idéia, mal canalizada, que muitos levam para o trabalho, para a família, para a vida pública. Não dá para duvidar que a reivindicação por merecimento é que leva muitos a acharem-se no direito de lançar mão daquilo que não lhe pertence, e tudo parece inofensivo, razoável.
Quem lutou muito para chegar lá, pode ter até privilégios exclusivos, sem sentimento de culpa. Mas corruptos que se sentem prejudicados no usufruto de seus méritos, tornam-se grande ameaça. De onde veio o vazamento de informações sobre quebra de sigilo fiscal de políticos? De onde partiu a informação sobre o suposto tráfico de influência da Casa Civil?
Isso pode revelar que os maiores opositores, “odiosos e raivosos” que querem derrubar a “Casa”, não estão do lado de fora. É lá dentro que a roda gigante da corrupção continua girando. E quem subiu nela, precisa manter o cinto da cadeirinha bem apertado. É uma questão de sobrevivência.
Elias Teixeira