Israelenses e palestinos se reúnem no Egito
Por marciobasso 14/09/2010 - 10h41
Em um clima de tensão e pessimismo, os líderes de Israel e dos palestinos se reúnem nesta terça-feira no Egito para a primeira reunião de trabalho após o anúncio da retomada das negociações de paz diretas na região, há duas semanas.
Mas antes mesmo do início da reunião, com a presença do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, do presidente palestino, Mahmoud Abbas, e a mediação da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, já eram visíveis as divergências, sem um acordo sobre a pauta da reunião.
De acordo com o jornal israelense Yediot Ahronot, a tensão antes da reunião no balneário de Sharm el-Sheikh é tão alta que os organizadores da cúpula – os governos americano e egípcio – resolveram cancelar as entrevistas coletivas à imprensa, “pois temem que Netanyahu e Abbas comecem a discutir em público”.
Representantes palestinos afirmaram que o presidente Abbas deseja discutir primeiramente a questão das fronteiras do futuro Estado Palestino e exigir a continuação do congelamento da construção de assentamentos israelenses nos territórios ocupados.
Fonte: BBC Brasil