Enem 2011 terá horário diferenciado para sabatistas
Por marciobasso 08/06/2011 - 11h56
Ao confirmar a necessidade de atendimento diferenciado ou especial, o participante do Enem 2011 terá uma lista de opções e deverá marcar em qual se encaixa. É nessa lista onde estão incluídos também os guardadores de sábado. Essa opção é uma das primeiras que o participante terá que apontar no momento de se inscrever. Na página em que o interessado preencher as informações pessoais, como endereço, RG, cor/ raça, deverá selecionar também se necessita desse atendimento diferenciado.
No ato da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é que os sabatistas ou guardadores de sábado inscritos terão a oportunidade de solicitar atendimento especial para realizar as provas de sábado, em horário diferenciado dos demais inscritos. O participante sabatista deve ficar atento, e, no momento da inscrição, informar sobre sua condição. Se o participante não se declarar sabatista durante o período de inscrição, não poderá solicitar essa opção posteriormente.
Assim como no ano passado, os que se declararam sabatistas no ato da inscrição começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol. Porém, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, entre 12h e 13h, horário em que os portões estarão abertos.
Sabatistas
Os guardadores de sábado, ou sabatistas, são aqueles que por motivo religioso guardam esse dia da semana. Do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado, religiões como adventistas e batistas de sétimo dia, entre outros, têm como recomendação repousar ou rezar nesse período. Em 2009, 17.067 guardadores de sábado se inscreveram ao Enem. Em 2010, esse número subiu para mais de 25 mil.
Alocados em salas específicas, irão esperar o momento de iniciar as provas e terão o mesmo tempo que os demais para fazer a Prova I, ou seja, quatro horas e meia. As provas do sábado abordam as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
No domingo, os guardadores de sábado fazem a prova no mesmo horário dos demais participantes do Enem. O atendimento especial está garantido no edital nº 07, de 18 de maio de 2011.
Fonte: Bagarai – São Paulo/SP