Santa Cruz do Sul tem caso suspeito de coronavírus
Paciente esteve recentemente em viagem pela Itália, onde teve os primeiros sintomas. Ele está em isolamento.
Jornal NT Sul
Por Thays Silva 27/02/2020 - 17h09
O município de Santa Cruz do Sul, na região do Vale do Rio Pardo, monitora um morador que apresenta quadro de infecção respiratória com sintomas compatíveis com o coronavírus. O paciente esteve recentemente em viagem pela Itália, onde teve os primeiros sintomas. Ao voltar ao Brasil, o quadro se manteve. Por causa da passagem pela zona de contaminação e pela manutenção do quadro sintomático, o caso é tratado como suspeito pela Vigilância Epidemiológica. Conforme o jornal Gazeta do Sul, nesta quinta-feira (27), equipes da Secretaria Municipal da Saúde coletaram material para exames em laboratório.
O material das vias respiratórias foi enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen). O objetivo é verificar a possibilidade de ser um dos outros vírus que já existem no país, como influenza e H1N1. Se confirmado um quadro de gripe, o caso deixa de ser considerado suspeito para coronavírus. Se os exames no Lacen não identificarem a doença, o material será repassado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para análises específicas em relação ao coronavírus. Todo o processo de verificação deve levar até quatro dias.
Isolamento
O paciente de Santa Cruz do Sul, que não teve a identidade divulgada, está isolado na própria residência. A Vigilância Epidemiológica do município passou a buscar informações sobre todas as pessoas que tiveram contato com o paciente.