Plano Safra 2021/2022 será prioritário para pequenos e médios produtores
Anúncio foi feito pela ministra da agricultura, Tereza Cristina.
Jornal NT Sul
Por Thays Silva 06/05/2021 - 16h14
Mesmo em negociação com área econômica do Governo, a ministra da agricultura, Tereza Cristina, já antecipou que a prioridade no Plano Safra serão pequenos e médio produtores. Na audiência, realizada nesta quarta-feira (5), na Câmara dos Deputados, a líder do setor também antecipou que a abertura de mercados para produtos brasileiros será destacada.
Segundo ela, desde 2019 foram abertos 134 mercados para os produtos do agronegócio brasileiro: 34 em 2019, 74 em 2020 e 26 nos quatro primeiros meses de 2021.
O Governo também trabalha em incentivos para a produção maior de milho no Brasil. Segundo a ministra, o mundo precisada cultura, e os estoques estão baixos, já que o grão agrega valores principalmente na criação animal.
“Foi feito um remanejamento e forma colocados mais recursos para atender a pequena agricultura, que mostra todo o seu entusiasmo e ânimo em produzir. Isso reflete credibilidade nas políticas públicas implementadas pelo Governo, tanto é que estão tomando crédito principalmente para investir”, disse a ministra.
Tereza falou ainda sobre as estimativas para o período. “Acho que vamos bater recorde. As estimativas nos levam a 17 milhões de toneladas a mais. O mundo passa por uma crise de estoques baixos de soja e milho, muitos países estocaram na pandemia. Nós temos um desafio e só podemos combater preço aumentando a produção. Esse é o papel da agropecuária brasileira: produzir mais e mais para termos abundância de produtos, o abastecimento da nossa população garantido e preços menores” finalizou.