Rede Novo Tempo de Comunicação

Eduardo Leite apresenta proposta de novo sistema de distanciamento controlado

Novo modelo pode entrar em vigor a partir da próxima semana.

Jornal NT Sul


Por Thays Silva 05/05/2021 - 15h27

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou nesta terça-feira (4) o projeto para o novo modelo de distanciamento controlado, que pode entrar em vigor a partir da próxima semana.

A proposta substituir o atual formato de bandeiras (amarela, laranja, vermelha ou preta) por um sistema de alertas, conforme seja necessário em função do aumento do grau de risco em cada região.

A ideia é que o modelo seguiria baseado nas 21 regiões COVID, nas sete macrorregiões e no estado como um todo. Caberia ao Governo definir as restrições mínimas obrigatórias, como uso de máscara em ambiente coletivo aberto ou fechado, que os municípios vão ter de seguir em qualquer hipótese. Também fica a cargo do Governo sugerir um conjunto de protocolos padrões por atividades, em número inferior ao existente hoje.

Após a apresentação, deputados e prefeitos tiveram a oportunidade de falar sobre demandas e sugestões, de forma a ampliar o debate sobre o novo sistema.

Nos próximos dias, o Governo deverá se reunir com outros segmentos da sociedade e apresentar o modelo final, baseado nas diretrizes até aqui mostradas e nas opiniões e sugestões recebidas.

Até lá, segue vigente o modelo transitório, com todo o estado cumprindo protocolos de bandeira vermelha, sem cogestão.

Últimos posts