Saber falar e saber ouvir
Tempo de Refletir
Por Rádio NT 20/10/2024 - 04h30
João 4:14: – Aquele que beber da água que Eu der nunca mais terá sede. Porque a água que Eu lhe der será nele como uma fonte viva que dará vida eterna.
O diálogo entre marido e mulher precisa ser como água: precisa ser corrente, alimentada, compartilhada, ou vai se estagnar.
Jesus conversou com uma mulher ao lado de um poço, onde todo mundo da cidade vinha buscar água. Eles tinham posições diferentes. O local de uma conversa como aquela, em nossos dias, seria na cozinha ou na sala.
Quando não conversamos, compartilhamos, nos comunicamos, temos então a impressão de isolamento, rejeição e abandono. A conversação é o instrumento para se manter vivo o amor, como água corrente.
Antes de nos casarmos era muito fácil sentar e conversar. Andar juntos pela rua, observar um por de sol. Havia bastante conversa, toques e aproximação. Algumas vezes gostaríamos de voltar àqueles tempos só para sentir outra vez o calor humano.
À medida que os anos avançam, fica mais difícil, no meio da rotina do dia a dia, encontrar tempo para sentar e conversar. Há uma grande competição entre os momentos que poderíamos sentar e conversar, com as horas que passamos no trabalho, no cuidado com as crianças, na tarefa da casa, em frente à tv ou navegando na internet.
Como seria bom se, pelo menos uma vez, pudéssemos parar em algum canto e conversar bastante, ouvir e colocar para fora nossos sentimentos mais profundos.
Pratique isso no dia de hoje e ore comigo agora:
Perdoa, Senhor, nossa correria e falta de interesse e atenção para com a pessoa a quem prometemos amar em toda e qualquer situação. Por Cristo Jesus, amém.