O maná de hoje
Tempo de Refletir
Por Rádio NT 31/10/2024 - 04h00
Êxodo 16:35 – E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.
O maná dificilmente era uma comida paradisíaca. Na verdade, esse pão do Céu podia ser completamente frustrante. Basta olhar para a maneira como ele surgia e como devia ser coletado.
O problema não era haver carência do material branco e escamoso. Ao contrário, havia abundância dele. Ele literalmente cobria o solo seis manhãs por semana. Tudo quanto se precisava fazer era apanhar um cesto e recolhê-lo. Toda pessoa tinha que apanhar um gômer (cerca de dois litros) dele diariamente e o dobro na sexta-feira a fim de haver suficiente para o sábado.
É nesse ponto que o assunto se torna problemático. Por que não colher vários gômeres por dia como garantia contra enfermidade ou velhice? Afinal de contas, você sabe, imprevistos acontecem.
Mas esse não era o modo como as coisas funcionavam. Estranho assunto, esse maná. Embora ficasse bem conservado de sexta para sábado, se fosse armazenado em qualquer outro dia da semana, enchia-se de vermes e ficava impróprio para o uso no dia seguinte. Não se demorava nem mesmo sobre a terra. Quando não era recolhido (mesmo na sexta-feira), derretia-se ao calor do sol. Portanto, aqueles que não o recolhessem em dobro na sexta-feira, passavam fome no sábado. Os israelitas logo aprenderam diversas lições do maná sobre a santidade e observância do sábado.
Mas o maná também apresenta uma lição aplicável à preocupação. Assim como cada dia tinha seu suprimento de maná, assim também cada dia tem seu suprimento de preocupação. E assim como o maná apodrecia para aqueles que tentavam armazená-lo, assim também as preocupações esmagam e poluem a vida dos que buscam colher mais do que a sua porção diária.
Confiar diariamente em Deus era o único procedimento seguro ao lidar com o maná. Confiar em Deus é a única maneira de lidar com os cuidados da vida.
Faça isso no dia de hoje e ore comigo agora:
Pai, confesso que não é fácil aceitar isso. Entender que preciso apenas do suprimento do maná para o dia de hoje. Um dia de cada vez. Sem medo ou preocupação com o amanhã. Toma conta da minha mente e do meu coração, por favor. Em nome de Jesus, amém!