Do namoro ao casamento
Tempo de Refletir
Por Rádio NT 12/06/2024 - 04h00
Provérbios 31:11 – Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.
Mais importante que buscar as qualidades no parceiro é perguntar-se: “Estou disposto a me comprometer com ele/ela para sempre?” O casamento que pensa “se não der certo, parto pra outra” não tem futuro. Ou melhor, já tem seu futuro definido: acabará em algum momento de crise.
Mesmo assim a troca é importante no casamento. Trocamos continuamente de pensamentos, valores, sonhos, afetos, objetivos de vida. E estes aspectos fundamentais nós podemos avaliar antes do casamento!
Vale a pena perguntar: Nossa relação tem suficientes elementos de identificação? Temos mais áreas de concordância ou de divergência? Como lidamos com o dinheiro? Onde utilizamos nosso tempo? Que coisas comuns nos atraem? No período da amizade e do namoro podemos conhecer-nos mutuamente e avaliar o grau de elementos que temos em comum.
Mas compatibilidade não é tudo. Todo casamento tem uma ampla esfera de complemento onde, antes de sermos iguais, somos diferentes. É o oposto que nos atrai. Buscamos no outro aquilo que não somos. Essa diferença gera a atração e o amor apaixonado.
Como namorados podemos avaliar: estamos prontos a assumir o compromisso de compartilhar a vida nos momentos bons e ruins, sem olhar para trás?
O casamento sempre traz suas surpresas, e é sempre o compromisso de vida que provê o seu sustento.
Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:
Senhor, em nossa jornada como namorados, ajuda-nos a nos amar. E, à medida que nos conhecemos, dá-nos clareza quanto ao nosso futuro. Em nome de Jesus, amém!