Salmo 89
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 01/05/2020 - 02h20
E aí, meu querido amigo ouvinte da Rádio Novo Tempo, Reavivando e Reformando sempre? É? Você concorda que, através do projeto Reavivados Por Sua Palavra, nós temos aprendido muitas coisas boas do livro dos Salmos? Temos né? Então. Então nós temos várias coisas a aprender hoje do salmo 89.
Algumas você mesmo vai captar ao fazer a sua leitura pessoal do Salmo. Outras eu vou dizer aqui, agora, de alguns comentários que eu li. Por exemplo. Beatrice Neall nos orienta que “para melhor proveito do estudo do Salmo 89”, é interessante observarmos “que ele é dividido em quatro partes bem distintas: 1)Exaltação a Deus (v.1-18); 2)A escolha de Davi/o Messias (v.19-37); 3)A rejeição pela rebeldia (v.38-45); e 4) A oração final pela misericórdia divina (v.46-51). O verso 52 é a oração de fechamento do terceiro Livro dos Salmos” e também do Salmo 89.
A Bíblia de Estudos Almeida explica que “neste salmo, um hino ao Senhor, Rei do universo (vs.1-18), e uma evocação das promessas feitas a Davi e à sua descendência (vs.19-37) servem de base para uma súplica em favor do rei (vs.38-52). O Salmo foi composto, provavelmente, ao final da época dos reis, quando o crescente poderio da Babilônia se havia convertido numa grande ameaça ao reino de Judá (Cf.2Rs 24). Nas palavras de Moody, “Este salmo é basicamente o lamento de um indivíduo que fala pela nação. O lamento propriamente dito está prefaciado por uma longa introdução, que consiste de um hino de louvor e um oráculo. Estes elementos divergentes têm sugerido a alguns comentaristas que esta peça é composta de dois ou três poemas originais.
Embora seja possível que o autor tenha reunido poemas existentes, o assunto principal está arranjado de maneira lógica. O hino e o oráculo ambos apresentam a base deste lamento” que está claro ser da autoria do ezraíta Etã há alguns milênios, e pode ser apreciado hoje por você também, tá certo? Então, meu amigo, siga no processo de ir se reavivando e reformando, também, lendo hoje o Salmo 89, tá ok?. Um abraço, Pr. Valdeci Jr.