Salmo 18
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 20/02/2020 - 02h04
Hoje nós temos um poema escrito, para o mestre de música, pelo salmista Davi, servo do Senhor. Ele cantou as palavras deste cântico ao Senhor, quando o Senhor o livrou das mãos de todos os inimigos dele, e das mãos de Saul. E hoje, meu querido irmão, como uma ajuda pra gente poder entender esse salmo, a gente pode dividir ele assim em quatro partes, sabia?
É. A primeira parte seria a introdução ao salmo, aí nos versos 1, 2 e 3, né, que é uma declaração de amor e de fé. Porque, na realidade, o salmo inteiro está inserido na situação histórica descrita no livro de Samuel. Tanto é que no segundo livro de Samuel nós encontramos esse salmo ali, no capítulo 22, tá certo?
E o pastor Russell Shedd, um comentarista bíblico, nota que “é interessante reconhecer que os salmos de Davi brotaram de sua experiência com Deus”, por ele ter procurado socorro divino “em cada etapa de sua vida”, aceitando a repreensão quando não estava vivendo à altura da vontade de Deus, glorificando-O em cultos públicos e meditando sobre seu nome.
Daí, “como resultado, viu Deus como uma realidade. Então pôde escrever sobre realidades espirituais, aplicáveis ao íntimo do coração e também a toda situação internacional”, tá certo? Bom, a segunda parte do salmo 18, que são os versos 4-19, é um relatório da mateira “como Deus libertou Seu servo.
A linguagem aqui é bélica, pois a situação de Davi, desde a época em que se defrontou com Golias, tinha sido bélica como a de um fugitivo cercado por perigos, nas montanhas e nas cavernas”.
Agora, na terceira parte do salmo 18, que são os versos 20-31, a gente tem “uma conexão estreita entre a ação de Deus em prol do homem e a atitude que o homem toma perante Deus”. Já na quarta parte, versos 32-45, “tudo é retrospectivo, pois Davi está meditando e refletindo, e não antecipando… Este é um salmo de triunfo, de louvor, de ações de graça”.
E, na última parte, nos versos 46-50, terminada a narrativa sobre como Deus acompanhara a Davi nas horas de dificuldade, Davi volta ao seu tema de louvor, de triunfo, de amor, tudo dedicado a Deus, seu Salvador”. Vale a pena, amigo ouvinte, aprender com a experiência de Davi, lendo o Salmo 18.