Romanos 06
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 28/11/2024 - 02h30
Olá, tudo bem contigo? Nós estamos vindo numa sequência de pensamento ao estudarmos o livro de Romanos, e nessa altura do livro que estamos aqui a gente pode perceber o apóstolo autor da epístola aqui, tendo acabado de expor a justificação pela fé independentemente das obras da lei, ele, Paulo, né, prossegue nos respondendo a uma pergunta que então pode naturalmente surgir. Então, meu querido amigo ouvinte, deixa eu fazer essa mesma pergunta pra você, que é a seguinte. Pense bem aqui comigo. Se as obras não podem nos salvar, por que se preocupar com elas? Por que não continuar pecando? O capítulo 6 é a resposta de Paulo a essa importante pergunta.
O apóstolo estava tratando do que comumente se entende por “santificação”, o processo pelo qual vencemos o pecado e refletimos cada vez mais o caráter de Cristo. A palavra santificação, que vem do termo grego hagiasmos,aparece apenas duas vezes no livro de Romanos (6:19e22). Isso significa que Paulo não tinha nada a dizer sobre o que comumente se entende por santificação? De maneira nenhuma! Na Bíblia, “santificar” significa “dedicar”, geralmente a Deus. Portanto, “ser santificado” é muitas vezes apresentado como um ato passado e concluído. Por exemplo, Paulo mencionou “todos os que são santificados” (At 20:32).
Os santificados, nessa definição, são os que foram dedicados a Deus. No entanto, esse uso bíblico de “santificar” de maneira nenhuma nega a importante doutrina da santificação, nem o fato de que a santificação é obra de uma vida. A Bíblia endossa firmemente essa doutrina, mas geralmente usa outros termos para descrevê-la. Então, meu querido, nesse capítulo você pode contemplar um outro aspecto da salvação pela fé, que são as promessas de vitória sobre o pecado na vida de alguém salvo por Jesus. E como isso é muito importante, eu peço que você realmente leia Romanos 6. Estamos combinados? Ok, então não se esqueça do verso catorze desse capítulo de hoje, que nos ensina que o pecado não nos dominará, por estarmos debaixo da graça do nosso amado Salvador Jesus Cristo. Um abraço, Valdeci Jr.