Romanos 03
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 25/11/2024 - 02h30
Estamos aqui com mais um espaço para a nossa busca em ficarmos mais reavivados pela palavra de Deus, através da leitura bíblica que fazemos em particular e da reflexão que buscamos aqui, né, e, meu querido amigo ouvinte, o capítulo bíblico proposto pra hoje é Romanos três, onde nós chegamos ao tema principal desta epístola, que é a justificação pela fé. Lembrando que a Justificação Pela Fé é a grande verdade que, mais do que qualquer outra, provocou a Reforma Protestante, num é mesmo?
Sabe, meu querido irmão, no plano da salvação, cada um de nós é o criminoso. O substituto, Jesus, tem uma “ficha” limpa e perfeita. Ele está no tribunal em nosso lugar, porque Sua justiça foi aceita em lugar da nossa injustiça. Por isso somos justificados diante de Deus, não por causa de nossas obras, mas por causa de Jesus, cuja justiça se torna nossa quando a aceitamos “pela fé”. As obras da lei não podem expiar os pecados passados. A justificação não pode ser alcançada por méritos humanos. Ela só pode ser recebida pela fé no sacrifício expiatório de Cristo. Portanto, nesse sentido, as obras da lei nada têm a ver com justificação.
Ser justificado independentemente das obras significa ser justificado sem que haja algo em nós que mereça a justificação. Então, ao ler Romanos 3, os objetivos são os seguintes, meu querido amigo ouvinte. Primeiro, conhecer o valor fundamental dos versos 19-28 no fluxo da exposição geral que Paulo faz do “evangelho” em toda a espítola que ele escreve aos Romanos e a nós.
Em seguida, sentir a importância da justificação somente pela fé na justiça imputada de Cristo. E, em terceiro lugar, mas não menos importante, esclarecer a compreensão pessoal da justificação, tornando-se um leitor apto a relacioná-la adequadamente à santificação e a uma vida mais plena no Espírito Santo, né. Por isso, meu irmão, com o verso 28, “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”, em qualquer lugar e em qualquer época da história da Redenção. Um abraço, Valdeci Jr.