Rede Novo Tempo de Comunicação

Oséias 12

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 03/06/2024 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, tudo bem com você? Como é que você tem passado esses dias? Muitas lutas? Muita coisa pra fazer? Mas, mesmo assim, você tem acompanhado o projeto Reavivados Por Sua Palavra? Caso esteja acompanhando o projeto Reavivados Por Sua Palavra, com certeza tem lido então o livro do profeta Oséias, um capítulo a cada dia, né? Porque é nessa parte da jornada que nós estamos. Ontem lemos Oséias 11, e hoje o nosso capítulo é Oséias 12. E aqui neste capítulo, o profeta enfoca a injustiça social de Israel e as alianças com nações estrangeiras. Impiedades que não levaram a lugar nenhum. E Deus julga povos e nações de acordo com o que fazem.

Oseias tira uma lição da vida de Jacó, o pai da nação. O caráter ganancioso, autoconfiante e enganoso de Jacó se evidenciou desde seu nascimento, quando agarrou o calcanhar de seu irmão, Esaú. O maior evento da vida espiritual de Jacó foi sua luta com Deus uma noite antes de encontrar-se com seu irmão. quando reconheceu sua dependência do Senhor, implorou por Seu favor e recebeu uma bênção. Da mesma forma, Israel deveria converter-se, restabelecer a justiça na sociedade e esperar no Senhor. Porque mercadores fraudulentos alteravam suas balanças, para que seus clientes saíssem no prejuízo.

Depois, a arrogante autossuficiência de Efraim, de certo modo, reflete seu ancestral Jacó, que ignorava a capacitação e a provisão de Deus. O Senhor dera a Israel direção por intermédio dos profetas, mas o povo rejeitou a mensagem. Para ensinar o significado de dependência a Israel, Deus afastou o povo de seu lar e exilou-o, como na época em que se vivia em tendas durante a festa dos Tabernáculos, que celebrava a peregrinação no deserto. As cidades que praticaram o pecado de Israel, como Gileade  e Gilgal, seriam destruídas.

Deus sempre cuidou de Seu povo. Foi a ingratidão dos israelitas, que se evidencia pelo seu pecado que tornou o juízo inevitável, fazendo restar pra gente hoje este triste relato, que pode nos servir de advertência para não cairmos na mesma.