Mateus 05
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 02/08/2024 - 02h30
E aí, meu querido amigo ouvinte, você está feliz? Se você está feliz, bata palma. Lembra daquela música infantil, se você está feliz bata palma? Bater palmas lembra, também, felicidade para com alguma coisa, ou para com algúem, concorda? Então. Jesus, amigo ouvinte, Ele é tão especial, e tão simpático pra com a gente, que ele já começa colocando o reino de Deus pra bater palmas pra nós, pobres seres humanos mortais, como diz o Max Lucado naquele livro dele, o livro “O Aplauso do Céu”, que comenta as bem aventuranças. Mas Jesus é também tão equilibrado, que ele não fica só que nem um babão na arquibancada só batendo palmas pra você não. Ele desce de lá, entra na arena e pega o boi pelo chifre, como diz o colono.
No mesmo capítulo cinco de Mateus, a partir do verso treze você vê essa teoria de Jesus acompanhada da prática. O principio de misturar com as gentes, com as pessoas, não pra entrar na onda do mal, mas pra trazer a onda do bem e influenciar a humanidade pro bem. E pra isso, meu amigo, a queda de braço é dura, viu? Princípio é uma coisa tão inegociável que o próprio Jesus aí no capitulo cinco, quando ele fala da Lei, do Homicídio, do Adultério do Divorcio dos Juramentos da Vingança e do amor aos inimigos, ele chega a ser radical. Muito mais radical do que os fariseus da época dele.
Mas uma coisa é ser radical, outra coisa é ser fanático, né? Fanatismo é uma parte da verdade que fica louca. Que é o que tinha acontecido com os fariseus pra quem Jesus estava pregando em Mateus 5. Coisa muito triste. Diferente do que acontecia com Jesus, que não era nem libertino, nem fanático, nem sincrético, mas sim, ele era equilibrado. E o equilíbrio é uma arte. Pense, por exemplo, em uma pessoa andando numa corda bamba. Não é uma atividade radical? Sim, é um baita de um equilíbrio sendo exercido. Tá certo? Leia Mateus capítulo cinco, amigo!