Marcos 05
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 30/08/2024 - 02h30
A leitura bíblica de hoje é muito curiosa, além de poderosa o suficiente para trabalhar em nós o processo de Deus de ficarmos mais reavivados por Sua palavra, viu amigo ouvinte. Nós temos nesse texto de hoje a história do pedido de Jairo, o relato de quando Jesus lidou com a mulher doente, e o atendimento que o Mestre fez à filha de Jairo. Mas a parte que eu quero destacar primeiramente aqui é a que fala sobre quando Jesus curou um homem dominado por espíritos maus. E aqui eu me lembro que teve um parente da minha esposa, o saudoso pastor Enoque de Oliveira, que gostava de pregar sobre essa história que tá na leitura de hoje.
Intitulado “Dois mil porcos por uma alma”, o sermão dele destacava a grande ironia dos gerasenos, para quem um homem endemoniado era só um incômodo a mais, do qual eles se livravam enviando-o para o meio dos sepulcros. Mas dois mil porcos destruídos representaram uma perda irreparável, pela qual eles lamentaram tanto que pediram que Jesus Se retirasse da cidade. A lição era que, muitas vezes, os cristãos valorizam muito mais as posses materiais, até mesmo as instituições, do que o esforço para conduzir as pessoas a Cristo. Agora, as ligações entre os dois milagres da segunda parte de Marcos cinco, mostram o interesse de Jesus por todos os tipos de pessoas.
Ali estavam duas mulheres, uma no princípio da vida adulta, a outra, no fim. Uma tivera hemorragia por 12 anos, a outra acabara de alcançar os 12 anos de idade. As duas seriam consideradas insignificantes pela sociedade: uma, por causa de sua hemorragia, era cerimonialmente impura e contaminava qualquer pessoa que entrasse em contato com ela. A outra era só uma menina, considerada sem status na sociedade. Agora, ela estava morta, e o toque em seu cadáver também trazia contaminação. Mas Jesus, deixando de lado o abuso das antigas leis, tomou-a pela mão e a ergueu para uma nova vida. Assim era o amado mestre, que você pode encontrar em Marcos 5.