Rede Novo Tempo de Comunicação

Marcos 04

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 29/08/2024 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá amigo ouvinte, é um prazer estar aqui mais uma vez pra falar com você. Olha só. Na leitura de hoje temos A Parábola do Semeador, A parábola da Candeia,  Comparação do Reino de Deus com uma Semente e O Domínio de Jesus Sobre a Tempestade. A gente poderia dividir a leitura de hoje em três grandes blocos. Dessa primeira parte de Marcos 4, A parábola do Semeador,  creio que as lições que a gente pode tirar são a de que Deus nunca obriga a ninguém, ou seja, Ele sempre permite que todas as pessoas tenham a oportunidade de rejeitar tanto a Ele quanto à sua oferta bondosa. Mas na realidade, o chamado de Deus pra nós é pra que a gente cresça na graça e no conhecimento dele.

Na parte central do capítulo, do verso vinte e um ao trinta e quatro, quando Jesus compara o Reino a uma semente, pense bem um pouquinho. Quão pequena é a semente! Mas tem dentro de si uma energia que, uma vez despertada, traz vida e crescimento. E do terror sobre a água instaurado aí do verso trinta e cinco em diante, você pode tirar as lições respondendo, você mesmo, as seguintes perguntas: Que tipo de confiança em Jesus os discípulos tinham antes do episódio sobre o mar? E depois? Nesse evento, como se manifestaram tanto a humanidade como a divindade de Jesus? Você vai encontrar tudo isso, em Marcos capítulo quatro, mas uma parte eu já vou adiantar aqui pra você, que é a que fala por que Jesus usava parábolas.

Diz assim: “Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos.” Isso está nos versos trinta e três e trinta e quatro. Ou seja, amigo ouvinte. Jesus tinha uma didática apropriada para cada ouvinte a quem Ele se dirigia. Da mesma forma, hoje, Ele pode falar à sua mente, enquanto você estiver lendo, de modo que você entenda.