Rede Novo Tempo de Comunicação

Malaquias 02

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 26/07/2024 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Em pleno século 21, continuamos percebendo o quanto a palavra de Deus é eterna, pois seguimos estudando um texto sagrado de 2500 anos, que ainda é relevante e atual para os nossos dias. Porque veja bem. O povo do tempo de Malaquias, tinha dificuldades semelhantes a dificuldades encontradas entre o povo de Deus hoje, sabia? Sim. Embora todos os judeus reconhecessem a Deus como Pai e Criador em sua adoração, nem todos eles viviam como se Deus fosse o Senhor de sua vida. E o profeta Malaquias usou o casamento como exemplo para ilustrar a falta de fidelidade e comprometimento com os semelhantes. O casamento é uma sagrada instituição estabelecida por Deus. O povo de Israel foi advertido contra o casamento fora da comunidade da fé, porque prejudicaria seu compromisso com o Senhor e eles cairiam na idolatria.

Deus havia planejado que o casamento fosse um compromisso para toda a vida. Perto do fim do período do Antigo Testamento, o divórcio parece ter se tornado comum, até certo ponto como em muitos países hoje. E no contexto em que o profeta Malaquias estava, muitos homens estavam quebrando os votos feitos no início da vida com a “mulher da [sua] mocidade”, como disse o profeta. Vendo suas esposas envelhecendo, os maridos se divorciavam e se casavam com mulheres mais jovens e mais atraentes. Por essa razão, Deus disse que odeia o divórcio. Embora as pessoas muitas vezes não levem o casamento a sério, o Senhor trata o compromisso do casamento com muita seriedade. As regras rígidas da Bíblia sobre o divórcio mostram que o casamento é sagrado.

Biblicamente, não é pra haver divórcio, porque, no plano de Deus, o casamento é uma santa e vitalícia aliança entre um homem e uma mulher, fiéis exclusivamente um ao outro. Entende? (Fonte LES: 24/06/13). É muito importante entender isso, porque hoje em dia existe um desvio de pensamento que acha que o texto bíblico deveria ser supostamente atualizado. Engano completo. A Bíblia é eterna, e o ser humano é que tem que adequar-se sempre.