Jó 35
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 29/04/2020 - 02h00
Olá meu amigo ouvinte, dessa rádio, desse áudio, maravilhoso, que transmite aqui a voz da esperança, tudo bem contigo? Tá lendo direitinho o livro de Jó? É? Você tem sido perseverante em ler os discursos dos quatro amigos, e principalmente nesta semana, o discursão aí do Eliú, o “amigo” de Jó? É?
Porque se a gente não for perseverante pra pelo menos ler a história de Jó, é uma vergonha, num é mesmo, meu irmão? Porque pensa bem na tamanha perseverança que Jó teve, em ter que suportar o sofrimento. O homem que mais sofreu no mundo.
Mas que também se tornou símbolo da paciência, pela perseverança que ele teve em suportar tudo aqui, inclusive as falas dos amigos dele, em especial, a de Eliú. “Eliú era um jovem insatisfeito tanto com os discursos de Jó como os de seus três amigos.
Talvez a maior contribuição de Eliú ao debate é a nova ênfase à ideia de que o sofrimento pode ser disciplina, em vez de punição… O conceito de Eliú sobre o sofrimento considerando-o como disciplina não é novo na história de Jó.
É a ênfase que ele dá ao conceito que é nova… [Jó] …deixou que Eliú realçasse a ideia de que o sofrimento pode ser uma disciplina, antes que uma punição” (LES “Jó Sofrimento e Restauração,” 3º Trim. 1980) . E essa é a grande lição, meu irmão. O sofrimento que nos assola não é de todo mal. O lado bom é que ele nos disciplina.