Rede Novo Tempo de Comunicação

Jeremias 10

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 05/11/2020 - 04h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, tudo bem com você? Já leu sua Bíblia hoje? ainda não? Mas vai ler, né? Afinal, nós devemos ler a Bíblia todos os dias, certo? E é por isso que o programa Reavivados Por sua Palavra aqui é diário, porque este é o programa que nos conduz a esta atividade de ler a Bíblia todos os dias. Ontem, hoje, amanhã, e sempre, né. Ontem eu falei aqui com você sobre o capítulo 9 de Jeremias, e hoje é dia dia comentarmos Jeremias 10. E é interessante, que olhando para os primeiros dezesseis versos de Jeremias dez, S. Shwantz um grande teólogo, comentando o livro de Jeremias, nos chama a atenção para um contraste entre os ídolos e o verdadeiro Deus.

Diz ele que “considerando a gravidade do problema criado pela idolatria nos anos que precederam o exílio, seria natural que Jeremias se expressasse sobre o assunto em mais de uma ocasião durante seu ministério”. Mas a preocupação era porque, uma vez que “os ídolos não passam de vaidade e ilusão, o Deus de Israel é totalmente diferente. Ele é o criador de todas as coisas. O Deus que trouxe o universo à existência, se coloca infinitamente acima dos deuses inertes do paganismo… Assim como Israel era o objeto particular do amor de Deus”, Jeová era também o que aquele povo tinha de mais precioso.

Agora, avançando em Jeremias dez, nos versos 17—18 nós temos um breve oráculo que anuncia o exílio eminente; O Senhor anunciou que desta vez iria lançar os moradores da terra pra fora mesmo. E daí, nos versos 19-21 nós temos um solilóquio de Jeremias no tom de uma lamentação na qual ele deixa claro que estava angustiado pela angústia do povo, e pra terminar o capítulo, nós temos aí uma suplica. Como comenta Schwantz,  que Deus derrame sua indignação não sobre Seu povo, mas sobre as nações que não O conhecem, nem invocam Seu nome. E por isso que eu apelo a você, meu irmão, que você se apegue a Deus e reavive-se!