Ester 03
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 15/12/2019 - 02h40
Já viu o quanto as pessoas gostam de assistir às novelas, filmes, seriados, e coisas do tipo? Nós estamos estudando um livro da Bíblia que é desse tipo, de trama, que as pessoas gostam de assistir. Olha, se você quiser encontrar uma peça de teatro pronta, na Bíblia, ou um texto pra editar um romance e vendê-lo nas bancas de revista, é só abrir a Bíblia no livro que nós estamos lendo.
E sabe que é um enredo tão bem preparado para o público cético, que ainda precisa ser conquistado pro Senhor, que nesse texto nem menciona o nome de Deus, uma única vez, sequer. Você já percebeu estes detalhes nesse livro? Eu espero que, desde antes de ontem, você esteja lendo o livro de Ester. Hoje é o capítulo três. E nos versos 1-5, a trama da história começa a se desenrolar. Mordecai, um judeu, seguindo o mandamento contra a idolatria, recusou curvar-se diante de Hamã, um mero homem.
Furioso, Hamã procurou uma forma de se vingar daquilo que considerou uma desfeita. Por seus atos, de certa forma, Mordecai estava testemunhando em meio àqueles pagãos sobre o Deus verdadeiro. E na desculpa que Hamã usou para tentar livrar o império dos judeus, é fácil percebermos como as diferenças culturais podem nos cegar para para a humanidade de todas as pessoas. Ainda atualmente vemos ministros passando a régua em grupos inteiros apenas por seu capricho pessoal de um só indivíduo.