Ester 01
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 13/12/2019 - 02h40
A rainha Vasti negou-se a atender a solicitação do rei Xerxes de apresentar-se dançando na festa, e por isso foi destituída do trono e do reinado. De muitos autores gregos nós aprendemos que aquele mundo antigo via as mulheres persa com um olhar negativo, no sentido de que elas poderiam subjugar o marido, ou até mesmo escraviza-lo.
E o medo daqueles homens foi enfático em imaginar que se uma mulher estaria fazendo o que bem quisesse com o imperador, imagina o que seria feito com os demais homens cidadãos comuns! Eu gosto da perspectiva pela qual o autor Assad Bechara, em seu livro Ester, o Eterno Antes de Tudo, olha para este posicionamento de Vasti. Ela “sabia perfeitamente quando era preciso dizer: Não!”.
Esse autor explica que os provavelmente “Vasti deveria desfilar nua após desvencilhar-se das transparências que a cobriam no ritual erótico sensualíssimo de uma dança”. Mas, analisa Bechara, “Vasti era uma mulher de caráter fantástico, nobre, cônscia dos valores femininos”. Isto lhe custou um preço alto; mas ela não morreu por isso.
Como é triste, hoje em via, ver mulheres “vendendo-se” por coisas tão pequenas. E eu não estou falando de prostituição. Tão triste quanto é quando uma mulher vende sua dignidade por uma pressão social, uma ideologia feminista, uma imposição machista ou uma sedução mundana. Ester 1 é uma lição sobre o que os homens não devem fazer e sobre o que as mulheres devem fazer.