Rede Novo Tempo de Comunicação

Daniel 04

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 14/05/2024 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Em quem você coloca a sua esperança? Eu espero que seja na pessoa certa, porque hoje em dia tem muitos cristãos perdidos, colocando a esperança em partidos, ideologias e líderes políticos, e, por mais virtuosa que uma autoridade possa parecer, isso é uma vergonha. O rei Nabucodonosor foi, certamente, um dos homens mais poderosos na Terra, com bem-sucedidas campanhas militares e incomparável riqueza. Um dia, enquanto ele estava passeando no telhado de seu palácio novo, refletiu sobre suas grandes realizações e regozijou-se como um tolo. Mas o soberano Deus tinha outros planos.

De forma incrível, em questão de momentos, essa influência mundial foi despojada de sua coroa para viver com os animais selvagens. Podemos facilmente cair na armadilha de olhar para líderes humanos como a fonte da nossa segurança. Chefe, governante… ninguém tem habilidade para respirar sem a permissão de Deus. Por isso, (Rm 12.3) “não pense de si mesmo além do que convém”. Tudo o que temos vem das mãos de Deus, e não das nossas. Nabucodonosor esqueceu isso, e o Senhor escolheu ensiná-lo de uma forma que chamou sua atenção. E olha, humanamente, aquele louco lá não tinha mais volta não, viu. Mas, incrivelmente, pela misericórdia de Deus, após seu tempo de humilhação nos campos, o rei retornou ao poder.

Na leitura de hoje as palavras dele estão escritas assim: “Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu… e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre”. Sabe, meu amigo, que esta é uma boa teologia para um rei pagão que presumiu tolamente que sua dinastia era impenetrável. Eu espero que ele tenha aprendido a lição. Mas há muitos outros que precisam aprender a lição. Porque a História continua, né.

E a própria História continuará a nos recordar trágicos relatos daqueles que assumiram que nunca lhes seria tirado o que possuíam. Mas não é assim não. Poderosos cairão. Nossa esperança e confiança não devem estar em pessoas poderosas nem em nós mesmos, mas no Senhor, cujo reino nunca cairá. Amém?