2º João 01
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 20/12/2021 - 02h00
A “senhora-eleita” de 2º João era uma pessoa ou a igreja? Se for a igreja: 1) João precisou explicar que a carta era para ela, para os filhos, mas também para todos os crentes. 2) A palavra “conosco” (vs2) mostra que a carta é tão coletiva, que é também para o próprio autor. 3) “Vocês” (versos 6; 8; 10-e-12). Se for uma pessoa: 1) Em nenhum outro lugar a Bíblia chama a igreja de “senhora”. “Kuria” é um pronome de tratamento muito pessoal. 2) Ele dirige-se “aos seus filhos” e “também” a todos os que conhecem a verdade.
Estes últimos são filhos da igreja, e não da senhora. Caso contrário, não faria sentido a diferenciação comparativa. 3 )É pela razão acima que a epístola ora é pessoal, ora é coletiva.4)Se a direção ao plural fosse para dizer que não existia um destinatário pessoal, então ele nem deve ter mandado a carta, porque era para ele também. 5) Note que o verso 4 diz “alguns dos seus filhos” e não “vocês”. 6).
O pronome pessoal do caso oblíquo “lhe”, do verso 5, é muito pessoal. 7) Observe a expressão “os filhos da sua irmã” do verso 13: a) Na Bíblia “mulher” igreja é sempre no singular. B) Se não fosse pessoal, a expressão deveria ser “seus-filhos-daqui”. João escreveu para uma senhora, pessoa real e física, e também para um grupo maior de outros crentes, que pudessem vir a ler a carta, como por exemplo você, em sua leitura bíblica de hoje.