Rede Novo Tempo de Comunicação

1º Tessalonicenses 01

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 27/01/2025 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

A segunda maior cidade da Grécia, com quase um milhão de habitantes, é Salônica, que bíblicamente é chamada de Tessalônica. De acordo com os historiadores, essa cidade, que hoje é moderna, tem uma história bem antiga. Começou com Felipe II, rei da Macedônia. Um guerreiro que logrou conquistas históricas. Uma delas, foi quando ele venceu os tessálios, no mesmo dia em que estava nascendo um filha dele à qual ele deu o nome de Tessalônica que significa: “vitória sobre os tessálios”.

Anos depois, a jovem Tessalônica casou-se com Cassandro, general militar que governou parte da Grécia. Em 316a.C., Cassandro fundou uma cidade com o nome de sua esposa: Tessalônica. Paulo pregou na sinagoga tessalonicense e ali, lançou as bases de uma das mais marcantes igrejas da época. Mas nem só de alegrias missionárias viveu Paulo por ali. Em Tessalônica, ele também sofreu perseguição. A animosidade contra Paulo, por parte dos judeus da cidade, levou-o a fugir para Beréia. Lembra-se que este apóstolo elogiou os bereanos mais que os tessalonicenses? Veja Atos 17:11. Mas na Bíblia não temos uma epístola de Paulo aos bereanos. Temos duas, aos tessalonicenses! Que graça! O teólogo da graça, não somente a recebia e ensinava, mas sabia concedê-la. Depois de ter sido perseguido pelos tessalonicenses, por amor aos tessalonicenses, posteriormente, Paulo abriu sua primeira carta aos Tessalonicenses enfatizando a oração e destacando quanto orava por eles, o que, por si só, revela o profundo amor e preocupação que ele tinha pela igreja ali.

Nessa passagem, Paulo se alegrava de que os tessalonicenses, como um todo, pareciam se manter fiéis. A vida deles oferecia provas abundantes do poder transformador do Espírito, apesar dos muitos desafios que enfrentavam. Paulo concluiu o primeiro capítulo comentando como a receptividade dos tessalonicenses para com ele e seus ensinos os tornou verdadeiros crentes no advento de Cristo. Eles eram crentes que viviam a cada dia na esperança do dia em que Jesus viria do Céu para livrá-los da “ira” que havia “de vir”. E isso é pra você também! Leia 1Tessalonicenses 1!