1º João 05
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 19/12/2021 - 02h00
Pecado que é para a morte, é o pecado pelo qual o pecador não se arrepende. Pecado que não é para a morte, é o pecado pelo qual o pecador se arrepende. João não nos ordena orar, nem diz que não deveríamos fazê-lo, mas hesita em dar garantia de resposta às orações para aqueles que deliberadamente se afastaram de Deus. Há diferença entre a oração por nós e a oração em nome de terceiros.
Quando a nossa vontade está do lado de Deus, podemos pedir de acordo com a Sua vontade e saber que receberemos uma resposta às nossas orações. Mas, quando há uma terceira pessoa em questão, é preciso lembrar que ela também tem uma vontade. Se ela não quiser se arrepender, todas as nossas orações e todo o trabalho que Deus possa fazer e que nos induza a fazer, não pode forçar a vontade dela. Isso não quer dizer que não devemos continuar a orar por aqueles que se afastaram do caminho da justiça, ou que nunca se renderam ao Salvador. Isso não significa que não haverá muitas conversões notáveis como consequência de orações longas e sérias feitas por corações fiéis.
Mas João mostra que não adianta orar pedindo perdão para o pecador se ele se recusar a se arrepender de seu pecado. No entanto, enquanto houver algum motivo de esperança, devemos continuar a orar, pois não podemos dizer com certeza quando uma pessoa já foi longe demais Fonte: (SDABC).