Rede Novo Tempo de Comunicação

1º João 03

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 18/03/2025 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E então? Tudo bem com você? Animado para a reflexão sobre o conteúdo de mais um capítulo da Bíblia? Você gosta de saber a verdade, não gosta? Então vamos lá. Você já ouviu alguém dizer que a Lei de Deus teria sido abolida? Se as leis morais pudessem ser abolidas, então Cristo não precisaria vir para morrer pelos pecadores, bastaria apenas abolir ou destruir a lei, pois onde não há lei, não existe pecado, porque o pecado é a transgressão da lei (Romanos 4:15; 1º João 3:4). Caso a lei moral tivesse sido abolida, isso me “libertaria” para adorar imagens, tomar o nome de Deus em vão, desonrar os pais etc. Qual é o cumprimento da lei? Não é amar a Deus e ao próximo (Mateus 22:36-40; Deuteronômio 6:5; Levítico 19:18)?

A primeira parte da lei está relacionada com nosso amor a Deus, e a segunda com nosso amor ao próximo. Algumas pessoas ficam admiradas pelo ensino de que a lei existia antes do Sinai. Seria tal ensino verdadeiro? Às vezes nos esquecemos de que Deus é um Deus de ordem e não permite que o homem seja guiado unicamente pelos ditames de sua consciência ou por “conveniências”. A Palavra nos diz claramente que o pecado não é imputado, não havendo lei (Romanos 4:15; 5:13). Somente através da lei é que o pecado pode ser conhecido (Romanos 3:20;7:7). Ora, será que o mundo que antecedeu o Sinai era dominado pela anarquia completa, sem qualquer lei ou preceito moral como padrão para determinar o comportamento? Não havia pecado? O que determinava o que era ou não pecado? Tudo bem, o amor, acima de tudo.

Mas nos dez primeiros versos de 1º João 03 nós aprendemos que somos filhos de Deus num chamado para sermos semelhantes a Ele, sentindo a alegria de estarmos envoltos pelo amor dEle e podendo responder a esse amor de Deus resistindo à tentação de pecar. Porque quando Deus nos dá o amor dEle em grande quantidade, está querendo nos adotar como filhos e nos dar vitória sobre o pecado.