Poderes invisíveis em atuação
Lições da Bíblia
Por Rádio NT 22/07/2020 - 02h30

A oração intercessória é uma arma poderosa na batalha entre o bem e o mal, chamada de “grande conflito”. Uma das revelações mais claras dessa luta está em Daniel 10.
Você deve se lembrar de que o profeta Jeremias havia predito que os judeus ficariam em cativeiro babilônico por 70 anos. Ao fim da vida de Daniel, esse período estava terminando. Em 539 a.C., Babilônia foi conquistada pelos medos e persas. Então, uma parte do povo retornou para Jerusalém.
No entanto, o profeta estava preocupado com a oposição severa que os judeus estavam sofrendo em relação à reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém. Daniel jejuou e orou por três semanas. Ele intercedeu fervorosamente por seu povo. No final desse período, um glorioso ser angelical apareceu a ele.
6. Leia Daniel 10:10-14. Quando as orações de Daniel foram ouvidas e o que temporariamente retardou a resposta divina? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Depois de vinte e um dias. O príncipe da Pérsia atrasou a intervenção do anjo.
B. ( ) Depois de três meses. A resposta foi retardada por causa do príncipe grego.
Quem era o príncipe do reino da Pérsia? Certamente não era Ciro, o rei do Império Persa. É mais provável que a expressão “o príncipe do reino da Pérsia” represente Satanás. Jesus o chamou de “príncipe do mundo”
(Jo 12:31; 14:30). Paulo o chamou de “o príncipe da potestade do ar” (Ef 2:2).
Se o príncipe da Pérsia representa Satanás, quem é Miguel? O termo
Miguel é usado cinco vezes na Bíblia (Ap 12:7; Jd 9; Dn 10:13, 21; 12:1). Um estudo dessas passagens revela que Miguel (que significa “Quem é como Deus”) é outro termo para descrever Jesus como o Comandante de todos os anjos em combate direto contra Satanás. Cristo é o eterno Filho de Deus, preexistente, onipotente e divino. Uma de Suas funções como
Comandante dos anjos é derrotar e finalmente destruir Satanás.
Daniel 10 revela essa luta entre o bem e o mal. Enquanto Daniel orava, Miguel, o Todo-Poderoso Jesus, desceu do Céu para derrotar as forças do inferno. Embora às vezes não vejamos, Cristo atua para responder também às nossas orações de intercessão. Ele é um Salvador poderoso. Nenhuma de nossas orações passa despercebida.
Como você vê a realidade do grande conflito em sua vida? O que essa batalha lhe re vela sobre as escolhas que você precisa fazer?