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O juízo investigativo

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 10/06/2020 - 02h30
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O esboço profético estudado nesta semana tem encontrado apoio majoritário entre historicistas protestantes desde a Reforma. Porém, somente com o movimento milerita, no início dos anos 1800, os 2.300 dias e o juízo investigativo foram reconsiderados. Veja o seguinte gráfico:
Daniel 7 Daniel 8 Babilônia (leão) —–Média-Pérsia (urso) Média-Pérsia (carneiro) Grécia (leopardo) Grécia (bode) Roma pagã (quarto animal) Roma pagã (o chifre se move horizontalmente) Roma papal (chifre pequeno) Roma papal (o chifre se move verticalmente)

5. Leia Daniel 7:9-14; 8:14, 26. O que estava acontecendo no Céu?

Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Uma cena de juízo.

B. ( ) Uma festa do Cordeiro.

Em Daniel 7 e 8, o juízo acontece após o período de perseguição medieval, que terminou em 1798 com a prisão do papa Pio VI pelo general Berthier (Ap 13:3). O juízo ocorre no Céu, onde “assentou-se o tribunal” (Dn 7:10, 13). Essa cena ocorre depois de 1798, antes da segunda vinda de Jesus.

O juízo em Daniel 7 está em paralelo com a purificação do santuário
(Dn 8:14). Os dois capítulos falam sobre a mesma coisa. O tempo dessa purificação, que é a terminologia do Dia da Expiação, é de 2.300 tardes e manhãs, ou dias. Com o princípio do dia/ano, esses dias representam 2.300 anos.

O ponto de partida dos 2.300 anos é a profecia das 70 semanas (490 anos), que é “cortada” (chatak) da visão dos 2.300 dias (Dn 9:24). Muitos estudiosos veem a profecia dos 2.300 dias (anos) e a profecia das 70 semanas (490 anos) de Daniel 9:24-27 como uma mesma profecia, sendo esta última a parte inicial da primeira. O verso seguinte à profecia das 70 semanas, Daniel 9:25, apresenta o início do período de tempo: “desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém”. Esse evento ocorreu no “sétimo ano do rei Artaxerxes” (Ed 7:7), ou 457 a.C. Se contarmos 2.300 anos a partir dessa data, chegaremos a 1844, que não é muito depois de 1798 e precede a segunda vinda de Jesus. Foi quando Cristo entrou no santíssimo e começou a obra de intercessão e purificação do santuário. Veja o gráfico no estudo de sexta-feira.