Lidando com passagens bíblicas difíceis
Lições da Bíblia
Por Rádio NT 13/06/2020 - 02h30
VERSO PARA MEMORIZAR: “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles” (2Pe 3:15, 16).
Leituras da semana: 2Tm 2:10-15; 1Cr 29:17; Tg 4:6-10; Gl 6:9; At 17:11
Sábado, 13 de junho Ano Bíblico: Jó 35-37
Ao discutir as cartas do apóstolo Paulo, Pedro escreveu que nelas e em algumas outras partes das Escrituras existem “certas coisas difíceis de entender” (2Pe 3:16). Essas palavras são deturpadas ou modificadas por pessoas “ignorantes e instáveis […] para a própria destruição” (2Pe 3:16). Pedro não disse que todas as coisas são difíceis de entender, mas que apenas algumas são.
E sabemos disso, não é mesmo? Qual leitor sincero da Bíblia já não se deparou com textos que parecem estranhos e difíceis de entender? Certamente, em algum momento, todos já tivemos essa experiência.
Por isso, examinaremos nesta semana, não tanto textos difíceis em si, mas quais podem ser as razões para esses desafios e de que maneira, como fiéis investigadores da verdade da Palavra de Deus, podemos solucioná-los. Algumas dessas declarações desafiadoras podem nunca ser esclarecidas aqui na Terra. Ao mesmo tempo, a maioria dos textos da Bíblia não apresenta dificuldade, e não devemos permitir que um pequeno número de textos difíceis enfraqueça nossa confiança na fidedignidade e autoridade da Palavra de Deus como um todo.