Identificando o chifre pequeno
Lições da Bíblia
Por Rádio NT 09/06/2020 - 02h30
Durante séculos, os reformadores protestantes identificaram o poder do chifre pequeno em Daniel 7 e 8 como a igreja romana. Por quê?
4. Leia Daniel 7:1-25; 8:1-13. Quais são as características comuns do chifre pequeno em ambos os capítulos? Como podemos identificá-lo? _______________________________________________________
Existem sete características comuns entre o chifre pequeno de Daniel 7 e o de Daniel 8: (1) ambos são descritos como um chifre; (2) ambos são poderes perseguidores (Dn 7:21, 25; 8:10, 24); (3) ambos são blasfemos e exaltam a si mesmos (Dn 7:8, 20, 25; 8:10, 11, 25); (4) ambos têm como alvo o povo de Deus (Dn 7:25, 8:24); (5) ambos têm aspectos de sua atividade descritos pelo tempo profético (Dn 7:25; 8:13, 14); (6) ambos se estendem até o fim dos tempos (Dn 7:25, 26; 8:17, 19); e (7) ambos devem
ser destruídos de maneira sobrenatural (Dn 7:11, 26; 8:25).
A História identifica o primeiro reino como Babilônia (Dn 2:38), o segundo como a Média-Pérsia (Dn 8:20) e o terceiro como a Grécia (Dn 8:21). A História mostra, de maneira incontestável, que depois desses impérios mundiais vem Roma.
Em Daniel 2, o ferro que representa Roma continua nos pés de ferro misturado com barro; isto é, até o fim dos tempos. O chifre pequeno de Daniel 7 surge do quarto animal, mas permanece como parte desse quarto animal.
Qual poder surgiu de Roma e exerceu influência político-religiosa por pelo menos 1.260 anos? Apenas um poder se encaixa na História e na profecia: o papado, que chegou ao poder entre as dez tribos bárbaras da Europa e exterminou três delas. Esse poder era “diferente dos primeiros” (Dn 7:24), indicando sua singularidade em comparação com as outras tribos. O papado falava “palavras contra o Altíssimo” (Dn 7:25) e “engrandeceu-se até ao príncipe do exército” (Dn 8:11), usurpando a função de Jesus e
substituindo-a pela figura do papa. Durante a Contrarreforma, o papado cumpriu a profecia de perseguir “os santos do Altíssimo” e lançar por terra “alguns do exército” (Dn 8:10), quando os protestantes foram massacrados. O papado buscou “mudar os tempos e a Lei” ao remover o segundo mandamento e mudar o sábado para o domingo.
Em Daniel 2, 7 e 8, depois da Grécia, surge um poder que subsiste até o fim dos tempos. Qual poder seria esse, senão Roma, agora em seu estágio papal? Não importa quan to seja politicamente incorreto, por que esse é um ensinamento fundamental das três mensagens angélicas e, portanto, um elemento crucial da verdade presente?