Rede Novo Tempo de Comunicação

Esdras age

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 18/12/2019 - 02h23
00:00
00:00
Volume
Velocidade

5. Leia Esdras 10. Como os líderes lidaram com o problema do casamento misto? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( )Mandaram suas esposas e filhos embora.

B. ( )Forçaram as esposas e os filhos a se converterem a Deus.

A assembleia decidiu mandar embora as esposas estrangeiras. Surpreendentemente, mesmo os que se encontravam nessa situação concordaram com o plano, exceto quatro homens (Ed 10:15).

Os judeus prometeram mandar embora os cônjuges. Passaram-se três meses para que tudo fosse cumprido. No fim, 113 judeus dispensaram as esposas (Ed 10:18-43). O último verso (Ed 10:44) afirma que alguns desses casamentos mistos já haviam gerado filhos.

Mandar embora mães que tinham filhos não parece racional nem correto. No entanto, devemos lembrar que esse foi um momento único, no qual Deus estava recomeçando Sua história com a nação judaica e, em certo sentido, eles estavam firmando um pacto com Ele.

Seguir totalmente a Deus exige medidas radicais. As palavras usadas em Esdras 10:11, 19 para “separar” (badal) e “despedir” (yatza) não são usadas em nenhuma outra parte das Escrituras para a questão do divórcio. Esdras conhecia a terminologia usada regularmente para o divórcio, mas ele optou por não usá-la.

Por isso, é evidente que o escriba não considerou aqueles casamentos válidos depois que descobriu que eles transgrediam o mandamento da Torá. Em outras palavras, os casamentos foram anulados porque eram contrários à Lei divina e, portanto, inválidos.

No entanto, não recebemos informações sobre o que aconteceu com as esposas e os filhos e o impacto dessa ação sobre a comunidade. De acordo com o costume da época, os ex-maridos teriam cuidado da transferência de suas ex-esposas e de seus filhos.

As esposas normalmente teriam voltado para a casa de seus pais. Com o tempo, entretanto, alguns judeus começaram a se casar com mulheres incrédulas, e talvez alguns tenham buscado as esposas que tinham ido embora. A natureza passageira da solução pode ser atribuída à natureza humana e ao ciclo de altos e baixos do compromisso com Deus.

Mesmo os que se consideram cristãos fortes têm de admitir que passam por períodos de menor dedicação a Deus quando sua caminhada com Ele é deficiente. Infelizmente, muitas vezes enfrentamos dificuldade em co – locar Deus no primeiro lugar da nossa vida.

Você já teve períodos de menor dedicação a Deus? O que aprendeu com essas experiências?