Coragem e poder
Lições da Bíblia
Por Rádio NT 24/12/2019 - 02h17
3. Leia Neemias 4:7-23. De que maneiras Neemias demonstrou coragem? O que lhe deu essa ousadia? Assinale a alternativa correta:
A.( )Mandou o povo lutar e ficou escondido em sua casa.
B.( )Pôs os construtores para vigiar e ficou com eles. Deus o encorajava. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
Neemias lutou contra inimigos que tentavam intimidar os judeus. Ele reagiu tomando a iniciativa de preparar o povo para lutar. O servo de Deus não disse apenas “tudo bem, Deus, você faz tudo”.
Em vez disso, ele levou o povo a fazer a sua parte. Os judeus pegaram espadas e outras armas enquanto trabalhavam para construir o muro. Sob a liderança de Neemias, eles não se acovardaram, mas ousadamente pegaram em armas para se defender.
O governador encorajou-os, acreditou neles, trabalhou com eles e lhes deu a responsabilidade de agir. Ele os capacitou a fazer a obra à medida que delegava e atribuía tarefas. No entanto, Neemias não disse ao povo o que devia fazer e depois se escondeu em seu aposento.
Em vez disso, ele ficou ao lado deles e fez o trabalho duro que precisava ser feito. Em certas ocasiões, o Senhor mandou o povo ficar parado e observar enquanto Ele batalhava; mas há outros exemplos em que disse: “Prepare- -se para agir, e Eu lhe darei a vitória”.
Devemos fazer a nossa parte se quisermos ver a libertação e as bênçãos divinas.
“Na firme devoção de Neemias à obra divina e em sua confiança igualmente firme em Deus está a razão da derrota dos seus inimigos em atraí-lo ao seu poder. A pessoa indolente facilmente cai presa da tentação; mas na vida que tem nobre alvo, absorvente propósito, o mal encontra pouco terreno. A fé de quem está constantemente avançando não se debilita; pois acima, embaixo e além, ele reconhece o Infinito Amor promovendo todas as coisas para a realização do Seu bom propósito. Os verdadeiros servos de Deus trabalham com determinação que não falhará, porque estão na constante dependência do trono da graça” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 660).
No fim, a coragem de Neemias veio da compreensão que ele tinha da realidade e do poder de Deus, e sua fé norteou suas ações.
Embora o contexto seja diferente, como a postura de Neemias reflete estas palavras de Tiago: “Alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé” (Tg 2:18)?