Rede Novo Tempo de Comunicação

Agência humanitária adventista leva ajuda a vítimas no Rio Grande do Sul

A carreta solidária da ADRA está a caminho para oferecer serviços de entrega de alimentos, lavagem de roupas e atendimento psicossocial


Por Gabriela Frontini 03/05/2024 - 11h46

Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) está mobilizando esforços para prestar assistência às vítimas das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. A organização está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais para oferecer apoio e assistência às famílias afetadas.

“A Defesa Civil divulgou, essa manhã, em nota oficial, que os temporais causaram estragos em 235 municípios da região; ao menos 74 pessoas estão desaparecidas e 56 ficaram feridas,” afirma Daniel Fritoli, diretor da ADRA no Rio Grande do Sul.

Água avança em uma das regiões afetadas pelas enchentes no Estado (Foto: ADRA Brasil)

Para atender às vítimas do desastre, a ADRA abriu uma campanha de doação nacional através de seu pix sos@adra.org.br “O objetivo é oferecer vouchers multipropósito às famílias para que possam comprar alimentos, itens de higiene, itens de limpeza e até utensílios para o lar, ajuda que acreditamos ser fundamental nesse primeiro momento da resposta”, ressalta o coordenador de Emergências da ADRA Brasil, André Alencar.

A agência humanitária adventista também está articulando a possibilidade de receber doações do seu escritório internacional, sediado nos Estados Unidos, e de outros grandes parceiros sempre presentes em momentos como esse.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a equipe regional da ADRA no Rio Grande do Sul realizará, a partir de hoje, a gestão dos abrigos que estão recebendo pessoas desalojadas de vários pontos do Sul do País, em Porto Alegre.

Com a sede da Igreja Adventista no Norte do Rio Grande do Sul, a ADRA está encaminhando sua carreta solidária para Novo Hamburgo, onde servirá como ponto central para o deslocamento para áreas onde a assistência é necessária.

Ao ser acionada, a carreta solidária leva até 48 horas para chegar ao local afetado, oferecendo então a possibilidade de preparar 1.500 refeições quentes por dia, lavar e secar 105 quilos de roupa por turno e oferecer atendimento psicossocial.

A carreta saiu hoje pela madrugada e deve chegar amanhã até o final do dia.

Sobre a carreta

A carreta solidária da ADRA é uma unidade móvel de auxílio humanitário que atua em situações de desastres naturais ou emergências sociais. Com 45 m² de área útil, é dividida em três compartimentos especializados: um para o preparo de alimentação quente, outro para a lavagem e secagem de roupas e um terceiro espaço reservado para o atendimento psicossocial. Atuante desde 2016, já serviu mais de 178.294 refeições e lavou 191 toneladas de roupas, ajudando comunidades ao redor do Brasil a lidar com as consequências devastadoras de desastres.

Carreta da ADRA em uma das ações de atendimento no território nacional (Foto: ADRA Brasil)

Agência global

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) é uma organização global de ajuda humanitária que atua em mais de 120 países. Com suas iniciativas, busca transformar vidas e fortalecer comunidades através de soluções sustentáveis em áreas de desenvolvimento comunitário, gestão de desastres e promoção de justiça.