Autoridade delegada
Tempo de Refletir
Por Rádio NT 20/01/2025 - 04h00
Mateus 10:1 (NVI) – Chamando Seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.
Autoridade. Esse é o último comentário de Mateus 7. Jesus concluiu o Sermão do Monte em Mateus 7:27. Mateus dedica os dois versos seguintes para dizer como as multidões estavam maravilhadas com o ensinamento de Jesus, porque Ele ensinava com autoridade. Depois, conforme veremos no próximo programa, Mateus apresenta imediatamente nove milagres nos capítulos 8 e 9, e conclui dizendo mais uma vez que as multidões ficaram impressionadas com a autoridade com que Jesus fazia as coisas no mundo real.
Autoridade em palavras e ações constitui o tema de Mateus 5 até 9. No primeiro Evangelho, esses capítulos realmente encerram uma unidade literária. Mas a unidade não termina com o texto de Mateus 9:33. Ao contrário, o tema da autoridade flui diretamente para Mateus 10, a não ser agora, nesse versículo, em que Jesus não emprega Sua autoridade, mas a delega para os Seus seguidores.
Como cristãos, compartilhamos da autoridade de Jesus. Ele nos concede não apenas Suas palavras e exemplo, mas também o Espírito Santo, a fim de capacitar-nos a falar palavras em nome de Deus e fazer o bem àqueles a quem Deus coloca em nosso caminho.
O emprego dessa autoridade é um direito e uma responsabilidade dada por Deus. Mateus encerra seu Evangelho como esse lembrete: “Foi-Me dada”, disse Jesus, “toda autoridade no Céu e na Terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:18-20, NVI).
Assim, a mensagem de Jesus em Seu grande sermão continua a se perpetuar. Não devemos ser apenas ouvintes e praticantes das palavras de Jesus no Sermão do Monte; recebemos ordens também para ajudar outros a ouvir e a obedecer. Jesus está compartilhando Sua autoridade conosco.
Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:
Senhor, ajuda-nos neste dia a ser fiéis a Ti, como mordomos de Tua autoridade. A fazer a Tua vontade! Em nome de Jesus, amém!