Rede Novo Tempo de Comunicação

Rio Grande do Sul recebe voluntários da Rede Novo Tempo de Comunicação

Grupo de 27 pessoas reformou uma igreja e a casa de uma doadora do Anjos da Esperança


Por Gabriela Frontini 19/08/2024 - 17h36

Dia 10 de agosto de 2024 à noite, um grupo de 27 voluntários da Rede Novo Tempo de Comunicação viajou ao Rio Grande do Sul com a missão de reformar 1 templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia e a casa de uma doadora do projeto Anjos da Esperança que foram afetadas pelas enchentes de maio de 2024. Foram cerca de 18 horas de viagem de ônibus, mas na bagagem havia muito amor ao próximo e vontade de fazer a diferença. O caminhão da emissora também foi para o local carregado de equipamentos para que o trabalho de manutenção pudesse ser feito.

O grupo ficou alojado em uma Igreja Adventista da cidade de Guaíba e acordava cedo todos os dias para dar conta dos dois projetos em apenas alguns dias. Os projetos foram: Revitalizar a IASD do Jd. Santa Rita, um bairro de Guaíba que foi totalmente afetado pelas enchentes e revitalizar a casa de uma moradora do bairro Florida em Guaíba, um bairro que também foi atingido pelas enchentes. A beneficiada da ação é uma doadora regular do Projeto Anjos da Esperança, ou seja, ela ajuda a Novo Tempo a se manter no ar em suas diferentes mídias.

O grupo se dividiu em 2 e cada um foi para um projeto. Na igreja, foi feita a limpeza do terreno e do interior do templo, pintura de todas as portas, grades e portão da igreja, além da área externa e interna da igreja. Foi feita também a pintura e troca das portas das salas infantis e a revitalização dos bancos da igreja (os bancos foram lixados e envernizados). Os voluntários também fizeram a revitalização da fachada da igreja (reboco, textura, colocação do logo da Novo Tempo e letreiros da Igreja Adventista). Houve a necessidade de fazer a reconstrução parcial do muro lateral da igreja que havia caído pela força da água e a revitalização dos dois muros laterais (chapisco de um lado e pintura do outro). A equipe também se empenhou nos reparos elétricos das tomadas e do disjuntor. Foi refeita a calçada lateral de cimento com saída de água do tanque batismal e a compra de mobília básica para a igreja (mesa para sonoplastia e estante para materiais missionários).

Já na casa da Dona Maria Selma, doadora do Anjos da Esperança, a outra parte da equipe se dedicou na revitalização da casa fazendo a limpeza do terreno, limpeza interna, troca da fiação elétrica da casa, reparos hidráulicos e colocação de revestimentos. Os voluntários da Novo Tempo que exercem diferentes funções na empresa também se dedicaram na pintura interna e externa, troca da pia da cozinha e compra da mobília para cozinha, quarto, sala e também para armazenar as roupas que ela vende no brechó.

Melany Zubco, apresentadora de um programa jornalístico em espanhol da emissora, disse que fez de tudo um pouco na casa da Dona Maria: pintura, limpeza, arrumação dos quartos e etc. “Foi uma experiência realmente marcante. O cansaço que você sente desaparece na hora que vê o sorriso da pessoa descobrindo seu novo lar, todo arrumadinho, limpinho. Sem mais barro, sem mais cheiro ruim. Aí você sente que as poucas horas de sono, o frio e o tempo que você dedicou, valeram muito a pena”.

O pastor Frederico Branco é o capelão da instituição e diz que foi uma grande lição espiritual se envolver. “A missão é sobre Deus e não sobre nós. É sobre aquilo que Ele pode fazer e não aquilo que nós podemos fazer. É sobre o que Ele faz através dos instrumentos que Ele tem em suas mãos, através das pessoas que se dispõem a serem usadas por Deus”. O capelão ainda relembra que apesar de ter sido um trabalho braçal e bastante cansativo, é muito pouco comparado ao que Cristo fez por nós. “Ele se desprendeu, Ele se esvaziou, se tornou servo e morreu por nós na cruz”. E o pastor Fred conclui dizendo que “poder participar dessa missão foi como deixar uma mensagem para aquela comunidade traumatizada pela tragédia, do quanto Deus se importa com elas, do quanto Deus ama as pessoas e usa quem se coloca nas mãos dEle para ajudar”.

Dona Maria Selma se mostrou extremamente grata aos amigos da Novo Tempo e diz que eles foram os verdadeiros anjos do Senhor que não levaram apenas a ajuda material, mas o abraço fraterno e acalentou seu coração e levou esperança para dentro do seu lar. E ela tem um pequeno brechó em sua casa, para arrecadar dinheiro que vai para a Novo Tempo em sua doação voluntária ao projeto Anjos da Esperança.

O amor que vai, volta. E assim, Deus vai abençoando seus filhos e fazendo com que a mensagem da esperança alcance mais e mais pessoas. O grupo chegou de volta em Jacareí no último domingo, 18 de agosto, com o coração cheio de gratidão.