Dilma vai analisar Código Florestal com 'sangue frio', diz Gilberto Carvalho
Por marciobasso 26/04/2012 - 15h31
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou na manhã desta quinta-feira (26) que a presidente Dilma Rousseff vai analisar com sangue frio e tranquilidade o texto do novo Código Florestal, aprovado ontem na Câmara dos Deputados.
O governo esperava manter o texto referendado anteriormente pelo Senado, mas a bancada ruralista impôs uma derrota ao Planalto. Por 274 votos a 184, o texto do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) foi aprovado ontem no plenário.
“É claro que nós esperávamos outro resultado, mas não foi esse o entendimento da Câmara e nós respeitamos. Agora como nos é dado também pela Constituição o direito do veto, a presidente vai analisar com muita serenidade”, disse o ministro antes de participar da aberta do seminário “Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20”, em Brasília.
A expectativa é que Dilma vete boa parte do texto da Câmara, em particular os dispositivos que cedem demais ao agronegócio e reduzem a proteção às águas brasileiras.
Carvalho, no entanto, não quis comentar se esta é a tendência dentro do governo. “Eu não quero falar em tendência porque eu não quero usurpar um direito que é da presidente. Ela vai analisar isso e tomar sua decisão na hora oportuna.”
O ministro disse ainda que o governo tem compromisso com a preservação do meio ambiente e com um modelo de desenvolvimento sustentável. Às vésperas da realização da conferência Rio+20, o Planalto teme ter sua imagem desgastada diante dos ambientalistas.
Para Carvalho, a Rio+20 é um episódio importante, mas o que está em jogo são os princípios do governo e os compromissos assumidos pela presidente Dilma durante a campanha.
“A presidente tem repetido que para ela é importante o crescimento, com inclusão social e com cuidado com a natureza, pensando nas gerações futuras. Isso, sim, é importante, e mais evidentemente os compromissos que ela assumiu na campanha. Esses serão parâmetros que vão nos orientar.”
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1081742-dilma-vai-analisar-codigo-florestal-com-sangue-frio-diz-ministro.shtml