Deuteronômio 11
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 26/06/2022 - 17h59

Olá, meu querido amigo ouvinte, tudo bem com você? Como é que estão as coisas aí contigo? Hum? Já leu Deuteronômio 11 hoje? É o capítulo de hoje, que traz tantas, mas tantas lições, que é impossível eu comentá-las todas aqui com você. Por isso, eu quero fazer um destaque aqui, que é uma advertência trazida aí pelo verso 16, poque ela é uma advertência que aparece em vários outros pontos do livro de Deuteronômio, então eu creio que seja importante. Diz assim: “Tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se para adorar outros deuses e a prostrar-se perante eles”.
Essa advertência – não adorem outros deuses – ela era essencial para a nação de Israel, porque a adoração ao Deus verdadeiro era essencial na aliança. O cerne da aliança entre o Senhor e Israel era a adoração. O que o tornava diferente de todo o mundo era que somente essa nação adorava o Deus verdadeiro, em contraste com os falsos deuses do mundo pagão, que na verdade não eram deuses.
Milhares de anos atrás, como hoje, o povo de Deus vivia em meio a uma cultura e ambiente que, geralmente, exalava padrões, tradições e conceitos que conflitavam com sua fé. Por isso, o povo de Deus deve estar alerta, para que os caminhos do mundo, seus ídolos e seus “deuses” não se tornem objetos de sua adoração. Pare e pense. Como podemos ter certeza de que, mesmo de forma sutil, não estamos pouco a pouco deixando nossa lealdade a Jesus por algum outro deus?
Nosso Deus é zeloso (Dt 4:24; 5:9; 6:15), e somente Ele, como Criador e Redentor, é digno de adoração. Não há meio-termo: ou adoramos o Senhor, que traz vida, o bem e bênçãos, ou adoramos outro deus, que traz morte, mal e maldições.
E isso reaplica-se a nós, porque reaplica-se até o fim dos tempos, sabia meu querido amigo ouvinte? Você quer ver só, isso, leia Apocalipse 13:1-15 e concentre-se na questão de como a adoração é apresentada. Você pode também comparar com Apocalipse 14:6-12. Sabe o que acontece em Apocalipse que reflete a advertência dada em Deuteronômio (e em toda a Bíblia) sobre a adoração falsa? É que, no final de tudo, a adoração irá determinar vida eterna ou morte eterna. A adoração falsa conduz à morte eterna!
Durante essa vida, meu amigo, cada ser humano está ensaiando o que irá ser apresentado no Julgamento Final. E esta é a grande reflexão sobre a vida! As pessoas irão adorar o Deus verdadeiro e terão vida, ou sucumbirão às pressões, abertas ou sutis, ou ambas, para deixar sua fidelidade a Ele e enfrentarão a morte? Em última análise, meu querido irmão, a resposta está no coração de cada um. Deus não forçou o antigo Israel a segui-Lo e não nos forçará. Como vemos em Apocalipse 13, força é o que a besta e sua imagem irão empregar. Deus, em contraste, atua por meio do amor. Tá certo?
Por favor, leia Deuteronômio 11 hoje, e receba o amor de Jesus!
Fonte: Lição da Escola Sabatina 4º Trimestre de 2021.