1º Timóteo 06
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 10/11/2021 - 02h00
É uma alegria e um privilégio muito grande poder estar aqui pra falar pra você, um comentário sobre a leitura bíblica que o Reavivados nos orienta pra hoje, que é 1ºTimóteo 06, que pode sim, contribuir para que estejamos mais Reavivados. E sabe, meu querido irmão, uma das características de um verdadeiro reavivado é a estrita obediência. Em uma palavra: fidelidade. Nunca alcançaremos reavivamento e reforma sem sermos dedicados à prática da mordomia cristã. “Se os homens retiverem o que pertence a Deus, o Senhor declara abertamente: ‘Com maldição sois amaldiçoados’”.
A maior prosperidade da nação de Judá foi durante o reinado de Ezequias, porque ele “fez o que era certo perante o Senhor”, “estabeleceu o ministério”, cumpriu as ordenanças, promoveu o júbilo, removeu a idolatria… E então, aconteceu aconteceu um grande reavivamento que resultou em reformas práticas, como por exemplo, as devoluções de dízimos e doações de ofertas. A leitura de hoje fala de dinheiro. Na Bíblia, o ato de dizimar é um símbolo de fidelidade que se relaciona diretamente com o reavivamento do coração. Da época de Neemias, também temos outro exemplo da administração e da mordomia idealizadas por Deus. Depois que o profeta reformou a casa de Deus, o povo de Judá levou seus dízimos e ofertas e os entregou.
A relação entre reavivamento, reforma e dízimo é automática. Sem a devolução do dízimo, o reavivamento e a reforma são mornos, se é que há de fato um reavivamento. Muitas vezes, como cristãos, permanecemos ociosos quando devíamos estar ativamente envolvidos no lado do Senhor. O reavivamento e a reforma exigem um compromisso, no qual, como está aí em 1Timóteo 6, tenhamos o desprendimento suficiente para abrir mão das próprias coisas que nós temos. É o que eu tenho aprendido muito também no grupo de oração de busca pelo Reavivamento que eu participo, chamado Sala 57. Porque um grupo de pessoas que buscam juntas a vida no Espírito, se torna uma verdadeira comunidade de amor altruísta, não centrado em si mesmo, mas na alegria em poder servir o próximo.