Rede Novo Tempo de Comunicação

Mario Vargas Llosa ganha o Nobel de Literatura


Por marciobasso 07/10/2010 - 08h43

O escritor peruano Mario Vargas Llosa ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2010, conforme anunciou a Academia Sueca. É o segundo escritor latino-ammericano a levar o prêmio, depois de Gabriel García Márques, em 1982.
Escritor, que é colunista do Jornal O Estado de São Paulo, falou recentementet em entrevista concedida à jornalista Laura Greenhalgh sobre seu mais novo livro, ‘Sabres & Utopias’, que chegou nesta semana às livrarias brasileiras.

O comitê informou em um comunicado que Vargas Llosa recebeu o prêmio “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual”.
Nascido em Arequipa, no Peru, em 28 de março de 1936, é autor de uma vasta obra que inclui romances, ensaios literários e políticos. Chegou a lançar sua candidatura à presidência de seu país em 1988, por uma coligação de partidos, a Frente Democrática (Fredemo) para o pleito de 1990, mas renunciou em 1989, devido a crises internas entre os partidos integrantes da aliança.
Ganhou a literatura, com obras como A Guerra do Fim do Mundo, um romance sobre Canudos, Conversas na Catedral, Tia Júlia e o Escrivinhador, Elogio à Madrasta, Pantaleão e as Visitadoras, entre muitos outros. Atualmente, vive em Nova York, onde vai dar aulas na Universidade de Princeton,  como professor-convidado.