Efésios 05
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 18/10/2021 - 02h00
Olá meu querido irmão, tudo bem com você? Vamos meditar um pouquinho aqui no conteúdo bíblico de hoje? Tem tanta coisa boa na leitura de hoje, que eu nem sei por onde começar, ou o quê que eu seleciono pra gente comentar, aqui, viu? Ontem nós aprendemos sobre a aplicação do conhecimento de Deus em nossa vida, em Efésios capítulo quatro. E o ponto para o qual nós transpomos com a leitura de hoje é o seguinte.
Se a gente não permitir que o conhecimento de Deus aconteça na nossa vida, o Espírito Santo fica triste. Você não quer deixar o Espírito Santo triste, quer? Pois é. Então, vamos seguir os conselhos de Efésios capitulo cinco, sobre como viver na comunidade dos crentes. Tenham cuidado, diz aqui, com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios. Isso é bom, né? Até no verso 21, nós aprendemos aqui que devemos ter o amor como primeiro princípio. Sendo humanos, nosso conceito de amor pode ser equivocado ou confundido, mas aqui Paulo tenta mostrar como é o amor no sentido divino.
Agora, a partir do verso vinte e dois, Paulo muda de assunto. Quando ele fala aqui dos deveres conjugais, ele está ensinando que Deus deu a união dos sexos pra nos explicar a união dele conosco. Essa é a figura bonita do matrimônio no plano de Deus. É por isso que a gente tem que cuidar tanto da família. Ao estudar Efésios capítulo cinco, você pode pedir a ajuda de Deus para compreender o conceito profundo de que os papéis da sociedade não tornam as pessoas mais ou menos importantes.
O cristianismo não é uma filosofia, mas sim as boas-novas de relações redimidas. O evangelho mostra seu poder não na arena de Atenas ou nas câmaras do Senado romano, mas na igreja de Antioquia, nas ruas de Éfeso e nos locais de trabalho de Laodiceia. Uma teologia de redenção só pode ter relevância se criar um mundo de novas relações. Pense nisso ao fazer a leitura de hoje!