Desenvolvida TV 3D que não precisa de óculos
Por marciobasso 04/10/2010 - 18h25
A Toshiba anunciou nesta segunda-feira (4 de outubro) na feira de eletrônica Ceatec, em Tóquio, a conclusão do desenvolvimento de dois televisores com imagens tridimensionais (3D) que não exigem o uso de óculos pelos espectadores.
Os novos televisores deverão ser lançados em dezembro no Japão. O uso de óculos é uma velha queixa dos usuários e potenciais compradores de TV-3D. Os mais sofisticados são relativamente pesados e exigem a recarga das baterias que acionam seus circuitos elétricos.
Esses novos modelos de televisores 3D da Toshiba são de pequenas dimensões. O primeiro tem 12 polegadas de diagonal e o segundo, 20. O menor custará US$ 1.430; o maior, US$ 2.860. A empresa não anunciou quando lançará o produto fora do Japão nem seus preços internacionais.
Na realidade, os televisores simulam a profundidade tridimensional porque exibem uma imagem levemente diferenciada para cada olho do espectador. Nos televisores 3D atuais, as imagens são exibidas rapidamente uma após a outra. Enquanto isso, filtros nos vidros acendem e apagam em sincronia com a imagem da TV de modo que o olho direito vê uma imagem e o esquerdo vê a imagem seguinte.
Os novos televisores da Toshiba têm uma lâmina fina de pequenas lentes em frente à tela. Essa lâmina divide a luz da tela e a envia para nove pontos em frente da TV. Se o espectador senta-se em uma dessas direções ou focos, ele terá a ilusão tridimensional. Os nove focos devem permitir que muitos membros de uma família assistam às imagens 3D ao mesmo tempo.
Tecnologia semelhante é usada pela Nintendo nos dispositivos de videogames 3DS recentemente anunciados, que utilizam uma tela da Sharp e envia a imagem a apenas um foco ou direção – o que já satisfaz ao usuário do game.
A Toshiba demonstrou ainda o funcionamento de outro televisor 3D que dispensa óculos, de 56 polegadas, mas ainda na condição de protótipo.
Ethevaldo Siqueira