1º Coríntios 05
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 13/12/2024 - 02h30
Hoje em dia quase todas as pessoas têm uma visão errada sobre o seu próprio corpo. É um desiquilíbrio no qual a gente vive, porque a noção de moralidade no ser humano está totalmente deturpada. De um lado da balança tem muitas pessoas complexadas, com a auto-estima lá no dedão do pé, se sentindo o vice-treco do sub-nada, e daí essas pessoas se acham feias, têm vergonha do próprio corpo, não gostam de determinadas partes do corpo, e terminam não gostando de si mesmas, não dando a si o valor que têm, e consequentemente, vivendo uma vida triste.
No outro prato desequilibrado da balança, existe uma super-valorização do corpo, onde as pessoas querem ser perfeitas, praticar o exibicionismo, idolatrar o próprio corpo, e até sacrificar muitas coisas pra ver se conseguem isso. Daí que essas pessoas ficam obscecadas pelos corpos alheios, desejando o proibido ou então tendo inveja das outras, e isso vai até os extremos das explorações morais, comerciais, sexuais, e tantas outras aberrações comportamentais aceitáveis e não-aceitáveis da sociedade e dos indivíduos. Sabe quem é o autor disso tudo? O diabo. Porque? Porque desde o principio, o objetivo dele foi e tem sido distorcer a imagem do Criador e de tudo o que o Criador fez. Sim. Isso não é de agora não, meu irmão.
Lendo 1Corintios cinco você vê que há milhares de anos isso já existia. Mas vê também a boa saída que pode ser encontrada. Porque esse capítulo, e o de amanhã, traz uma passagem bíblica que nos intima a sermos puros num mundo impuro. A igreja de Corinto tinha sido maculada pela imoralidade sexual, e a igreja de hoje é chamada a preservar-se da imoralidade sexual. Na primeira parte de 1Corintios 5 Paulo trata de um escândalo público de porneia que estava acontecendo e que ele desaprovava. Em seguida, Paulo amplia uma orientação anterior, de que as pessoas de condutas terríveis a quem os membros não deviam se associar estavam dentro daquela própria igreja. Triste né? Mas serve de lição de aprendizado pra gente. Um abraço, Valdeci Jr.