Rede Novo Tempo de Comunicação

João 21

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 25/10/2024 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

A nova comissão dada por Jesus a Pedro chegou a ser, no bom sentido, constrangedora, para o próprio João, que não precisava de uma nova comissão. Pedro era um discípulo fiel, mas tinha tido um deslize. Mas isso explica-nos o verdadeiro porquê, das palavras tão fortes que Cristo dirigiu a Pedro.

Pedro precisava de uma comissão nova. Isso era parte da restauração pela qual ele tinha que passar. Em outras palavras, Jesus deu um trato pessoal a Pedro, que precisava de um chacoalhão, ao receber sua nova atribuição. Esse tratamento de choque era a estratégica didática para essa nova missão de vida tão complexa que Pedro estava recebendo, seu próprio bem, a edificação da Igreja, e glória de Deus. A questão é que um texto super-resumido como este do evangelho de João (21:25), não transmite, jamais, tudo o que aconteceu.

Isso não quer dizer que o texto não é verdadeiro, quer dizer apenas que é específico – que tem um foco. Isso nos leva a entender que nem todas as palavras comunicadas estão registradas, e muito menos o que foi comunicado sem palavras. Logo, percebemos a razão pela qual ninguém ficou chocado com as palavras de Jesus. Nem os que estavam ali, se escandalizaram, nem o autor do relato mostra espanto, nem os autores posteriores ao evento comentaram nada negativo sobre o ocorrido, e nem o próprio Pedro, que posteriormente testemunhou e escreveu tão apaixonadamente sobre Jesus. Jesus foi amoroso.