João 14
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 18/10/2024 - 02h30
O capítulo bíblico de hoje, é um amor de capítulo. Ou, dizendo de outra forma, é um capítulo cheio de amor. Sim, muito amor. E quem é que não gosta de amor, num é mesmo? De muito amor, de amor puro e verdadeiro, né? No começo de João 14, nós temos aquela memorável citação de Jesus dizendo: Não se turbe o vosso coração…, lembra? Um amor de mestre, preocupado com o coração dos seus discípulos. No meio do capítulo (vs 15), temos a fórmula da prova de amor. E o capítulo termina com Jesus declarando Seu amor ao Pai.
Uma moça leu João 14:21 e me perguntou: “As igrejas cristãs dizem que Cristo ama a todos, não dizem? Mas então, por que é que o próprio Cristo diz que ama apenas os que obedecem a Sua palavra?” Rum. Essa moça não percebeu que Não existe a palavra “apenas” no texto. O fato de eu dizer que amo minha esposa (e ponto final), não implica que não ame os meus filhos. Concorda? Então, O foco do texto aqui não é dizer quem Cristo ama e quem Ele não ama. O sinal é sobre quem ama a Ele. Como ele mesmo diz “se me amais guardareis os meus mandamentos”.
Percebe? Pra saber se os seguidores de Jesus amam a Jesus existe um critério, pois pode existir algum ser humano que não o ame. Como diz primeira João quatro dezenove, nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. Mas para medir o amor dele pra conosco, não tem um critério, porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Então, concluindo, com as palavras de primeira João quatro dez, Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amor e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”. Deus ama a todos, inclusive a voce. Ame-O também! E demonstre isso hoje lendo João catorze, ok?