Mateus 04
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 01/08/2024 - 02h30
E aí, meu irmão, você tem sido conduzido pelo Espírito Santo, ou tem literalmente perambulado pela vida? Sabe, meu querido amigo ouvinte, Mateus 4:1 diz que foi o Espírito que levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Isso, aparentemente, parece contradizer-se com um texto que veremos depois de amanhã, onde a oração do Pai Nosso pede para que Deus não nos deixe cair em tentação. Como é que é isso, né? É que Jesus tinha uma missão, amigo ouvinte. Na tentação no deserto, Jesus tinha que passar pelo mesmo terreno pelo qual Adão passou. Precisava da vitória contra a tentação que todos nós, de Adão em diante, deixamos de alcançar.
E assim, ao fazer isso, ‘Cristo devia reparar a falha de Adão. Você entendeu? Cristo veio a esse mundo para provar que Adão poderia ter vivido sem cair em pecado. Só que Jesus fez isso em condições diferentes de qualquer coisa que Adão tivesse enfrentado. E pela vitória, Jesus mostrou que não há desculpa para o pecado, que não há justificativa para ele e que, quando tentados, não temos que cair, mas podemos vencer por meio da fé e submissão. Então, nós devemos seguir a orientação de Tiago 4:7-8 que diz: ‘Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.
Mas isso não quer dizer que temos que nos apresentar diante do julgamento de Deus em nossa própria justiça, sem cobertura e justificação para os nossos pecados! Que esperança teríamos? Mesmo enfatizando que não há desculpa para o pecado, a gente deve se lembrar da necessidade que nós temos da justiça de Cristo (Fonte: LES 05/04/16). Sabe por quê, meu querido amigo ouvinte? É porque perfeitos, no pleno e absoluto sentido da palavra, neste mundo, nós nunca seremos. Sabe aquela heresia do perfeccionismo teológico? Então. Nosso modelo perfeito é Jesus. É nele que devemos nos espelhar. Buscar imitá-Lo, ser como Ele. E não ser Ele, ou uma duplicação ou substituição dEle. Se fosse possível nos garantirmos de imunização do pecado, a Bíblia seria uma mentira!