Escolas privadas de Cachoeira do Sul permaneceram fechadas nesta segunda-feira
Diretores aguardam decisão da justiça, prevista para a noite de hoje, sobre reabertura. Veja detalhes sobre o caso, também na rede municipal.
Jornal NT Sul
Por Daniel Nunes 26/04/2021 - 10h59
Ficou para esta segunda-feira, às 18h, a decisão sobre o retorno gradual das aulas presencias no Rio Grande do Sul. O recurso vai ser analisado pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Com o argumento de evitar um novo cenário de insegurança, o desembargador Antônio Vinícius Amaro da Silveira decidiu realizar nesta segunda-feira, por videoconferência, o julgamento do recurso do estado contra a decisão que suspendeu liminarmente as aulas presenciais no RS quando em bandeira preta.
Escolas particulares de Cachoeira do Sul
Em Cachoeira do Sul, algumas escolas particulares já haviam anunciado a retomada na educação infantil e no 1º e 2º ano do ensino fundamental. A resolução valia para os municípios que adotaram o sistema de cogestão. Neste domingo, porém, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre decidiu que permanece ativa a liminar que suspendeu as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas em todo o RS durante a bandeira preta, independentemente das flexibilizações nos protocolos.
A Procuradoria Geral do Estado postula que a medida de urgência tem por objetivo deixar claro que a retomada das aulas presenciais nesta segunda (26) não viola as decisões judiciais. A mudança repentina alterou a programação, principalmente, das escolas privadas do município. As famílias dos níveis de ensino envolvidos já tinham as orientações sobre o retorno desses estudantes.
Os diretores de escolas privadas de Cachoeira vão esperar o pronunciamento das autoridades para definir um novo plano. No sábado, uma carreata percorreu as ruas da cidade com o intuito de alertar sobre a importância da volta gradual dos encontros presencias nas instituições de ensino.
Escolas municipais de Cachoeira do Sul
Para a rede municipal, a decisão traz poucas alterações, pelo fato da Secretaria já ter estipulado o retorno somente para terça-feira (27). Essas últimas alterações vindas de porto alegre, porém, prorrogaram o retorno das Emeis e escolas municipais para a próxima quarta-feira (28), caso a volta seja autorizada, como esclarece a titular da pasta e vice-prefeita, Ângela Schuh.
Veja o que diz o Procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen
Últimos posts
-
Agências FGTAS/Sine retomam agendamento de seguro-desemprego
05/07/2021
-
Petrobras anuncia aumento na gasolina, no diesel e gás de cozinha
05/07/2021
-
Medicamentos têm aumento de até 10.000% nos preços durante pandemia
05/07/2021
-
Eduardo Leite veta projeto que instituiria educação domiciliar no RS
05/07/2021